top of page

SOBRE NÓS

Quem Somos

A AMAVALE é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1987, com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da região do Vale das Videiras, bem como defender os interesses da comunidade visando sempre o desenvolvimento de Projetos que venham a melhorar a qualidade de vida da sua população.

O Que Fazemos

A AMAVALE é formada exclusivamente por moradores ou sitiantes do Vale das Videiras cuja diretoria, de forma voluntária e não remunerada, dedica seu tempo e trabalho pela preservação da qualidade de vida de todos os moradores nas seguintes áreas de atuação: (a) Meio Ambiente, (b) Esporte, Cultura e Lazer, (c) Educação, (d) Ações Sociais e (e) Segurança. 

Confira o relatório de atividades de 2014
História do Vale das Videiras

 

Vale das Videiras, situado entre a Reserva Ecológica Estadual de Araras e a Zona de Proteção Ambiental da Ponte Funda, é uma região privilegiada em termos de atrativos naturais como cachoeiras, montanhas, rios, fauna e flora, razão pela qual é considerado uma das mais belas regiões da serra fluminense.

 

Até o início da República as terras do Vale das Videiras, pertenciam a Comarca (hoje município) de Vassouras. Como eram terras consideradas impróprias para o cultivo do café (principal atividade econômica da região durante o Império), essa região era local de passagem para os que se deslocavam do Rio ou de Petrópolis para Vassouras, Secretário e para algumas cidades mineiras.

 

É nesta época que surgem as fazendas históricas: São Pedro da Juréia, Santa Rita, Santa Catarina (atual Videiras), Conceição, Sant’ Anna e Cachoeira. No final do período imperial, com a imigração italiana e a vinda das famílias Rispoli e Imbeloni, foi implantada na região a produção de uvas, surgindo assim a denominação “Vale das Videiras”. 

História da AMAVALE

 

Fundada em 1987 pela D. Terezinha Cunha e pelo José Eduardo Carvalho, a Amavale vem ao longo destes anos trabalhando para o desenvolvimento sustentável da região bem como defendendo os interesses da Comunidade visando sempre o desenvolvimento de Projetos que venham a melhorar a qualidade de vida da sua população.

 

Vários foram os Projetos desenvolvidos com esta finalidade, alguns contando com o poder público e outros contando com iniciativas dos moradores locais. Dentre eles destacamos:

- Construção do Posto de Saúde ( posteriormente alugado para a Prefeitura).

- Construção de quadras esportivas na sede da Amavale para uso da comunidade.- Pórtico e jardim na entrada do Centrinho do Vale.

- Iluminação em todo o Centrinho do Vale.

- Construção de 4 pontes de concreto.

- Sala de cinema ( filmes todo sábado no sub solo do shopping as 19:30h).

- Fisioterapia todas as terças feiras na sede da Amavale.- Programa de saúde bucal para 40 crianças em parceria com o SESC.

- Cursos para a comunidade: alfabetização de adultos, inclusão digital (doação de 20 computadores), tricô, crochê, bordado...-

Construção de 5 lixeiras, incluindo a de lixo reciclável que fica na entrada do Vale.

- Projeto Rio Bonitinho: cadastramento de todos os moradores ribeirinhos e identificação dos focos de poluição.-

- Execução de vários eventos sociais dentre os quais destacamos; festas de S. João, projeção de filmes ( inclusive os 2 Filhos de Francisco com a presença dos atores mirins), Festival de Inverno, diversos shows, Semana de Arte para crianças...

- Compra da Arena.

bottom of page